Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21600
Título: Sócrates e uma compreensão prática de justiça
Autor(es): Farias, João Paulo de
Palavras-chave: Filosofia socrática
Filosofia antiga
Filosofia medieval
Pensamento de Sócrates
Data do documento: 6-Nov-2019
Resumo: O trabalho de conclusão de curso é constituído dos elementos curriculares que foram mais presentes na concepção do aluno e que o levou a desenvolver aquele tema escolhido. Isto também ocorreu em meu caso; onde desde o inicio dos trabalhos acadêmicos em 2011 tive um grande apreço pelas ideias e filosofia Socrática; especificamente onde se trata da essência do homem e o conceito de justiça. Não apenas na concepção de justiça em si, mas pelo seu método filosófico e a preocupação com a relação entre causa e pessoa. Entretanto, neste trabalho pretendo se chegar através dos diálogos platônico do livro a Republica a uma compreensão da natureza prática do pensamento Socrático. Conhecemos uma história de séculos de pensamentos que acontece nesta casualidade; muitos acreditam que a história é uma viagem continua ou também um ciclo que se repete repentinamente, mas que estamos constantemente aprendendo. O pensamento abordado por Sócrates é da maior naturalidade possível, mas que se exige o máximo de racionalidade para ter a maior aproximação desta causalidade. O homem é um ser associável diferente dos outros animais, sendo que faz uso da razão e se constitui em si e em relações. Através dos diálogos platônicos podemos ver que o homem é um ser em infinitas dimensões; mas que possui uma causa e uma finalidade. Com isso podemos voltar a Sócrates e a nós mesmo com a pergunta; qual a essência do homem? O que é a verdade, o poder e a justiça? Conhecer estes termos é da maior importância para compreender nossa história e nossos limites, e de nossa compreensão humana do sentido de justiça.
Descrição: FARIAS, J. P. de. Sócrates e uma compreensão prática de justiça. 2019. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21600
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JOÃO PAULO DE FARIAS.pdf344.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.