Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21601
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Raimundo, Miriam Soares | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-07T11:48:04Z | - |
dc.date.available | 2020-02-07T11:48:04Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21601 | - |
dc.description | RAIMUNDO, M. S. Percepção de professores sobre a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem. 2019. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabe-se que a ludicidade é um instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, defendemos que os educadores devem estar em processo contínuo de aprendizagem, buscando diversificar suas práticas docentes. Neste artigo objetivamos refletir sobre a percepção de professores que lecionam no Ensino Fundamental quanto ao trabalho com o lúdico, no contexto escolar. De natureza qualitativa analítica, os dados gerados são respostas de 11 professores que lecionam em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada no município de Campina Grande-PB, sobre o conhecimento lúdico e se as ações docentes realizadas em sala de aula, destacando se o lúdico contribui ou não, no dia a dia, para o desenvolvimento dos alunos. Para tanto, tomamos como pressupostos teórico-metodológicos as contribuições de Almeida (2015), Bezerra (2016) e Silva (2009). A análise demonstra que os professores têm uma percepção aguçada sobre a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem e que os jogos utilizados em sala de aula são de caráter mais educativos, porém, ainda não concebem outros procedimentos lúdicos como estratégias de apropriação de conhecimentos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Dra. Iara Francisca Araújo Cavalcanti | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Percepção de professores sobre a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MIRIAM SOARES RAIMUNDO.pdf | 647.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.