Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21607
Título: A disciplina de história e o modelo de ensino positivista durante a ditadura civil-militar
Autor(es): Silva, Reniquele Nunes da
Palavras-chave: Educação
História - ensino
Golpe civil/militar
Data do documento: 22-Nov-2019
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as modificações no ensino de História após o Golpe e a Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985). Com a Ditadura o ensino de História tornou-se alvo do poder político autoritário dominante, o estado se utilizou da educação como uma forma de controle das massas. Essa pesquisa aborda as principais mudanças no seio educacional, com ênfase no ensino de História: como ela foi tratada e as suas consequências no avanço e no desenvolvimento da disciplina e na própria escola. O âmbito escolar foi reorganizado de forma que pudesse reafirmar os valores militares de moral e civismo, formando cidadãos patriotas, que fossem obedientes, com foco no ensino tecnicista para a formação de mão de obra qualificada. Para que houvesse êxito nesse novo modelo educacional, foram aprovadas diversas leis que fragmentaram o ensino de História, como as mudanças no ensino de 1° e 2° grau, na disciplina de História e Geografia que passou a ser Estudos Sociais.
Descrição: SILVA, R. N. da. A disciplina de história e o modelo de ensino positivista durante a ditadura civil-militar. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21607
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Reniquele Nunes da Silva.pdfPDF - Reniquele Nunes da Silva558.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.