Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21637
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Tânia Maria Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-13T13:26:05Z | - |
dc.date.available | 2020-02-13T13:26:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21637 | - |
dc.description | SILVA, Tânia Maria Alves da. A importância da família na escola: desafios e perspectivas. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho discutirá a importância do bom relacionamento entre família e escola para o efetivo desempenho das crianças. As atividades aqui relatadas foram desenvolvidas a partir da experiência de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, através do Projeto A Importância da Família na Educação Escolar, desenvolvido na Escola Municipal Professora Francisca Brasileiro, situada na Rua Oswaldo Cruz, s/n Centenário, em Campina Grande – PB. Considerando os vários fatores implicados no desenvolvimento escolar das crianças no início do ensino fundamental, entre eles, o papel da família nesse processo, visto que, percebe-se que esta tem delegado à escola inúmeras incumbências, dentre as quais, o papel de cuidar da educação dos seus filhos. O não comparecimento da família às reuniões pedagógicas, o acompanhamento da aprendizagem escolar e o não atendimento aos convites para entrega de boletins das crianças que estão com dificuldades na aprendizagem, foram algumas das questões motivadoras para a realização desse projeto. Para a abordagem do tema recorreu-se à pesquisa bibliográfica na qual o estudo fundamenta- se nos autores que tratam da temática, tendo como principais fontes de pesquisa SOUZA (2012), NATIVIDADE (2005), PIAGET (2007), ESTEVES (1999), LOPEZ (2009), (CARVALHO (2004) e TIBA, (1996), relacionado a alguns conceitos, como: família, escola, aprendizagem escolar. O trabalho se configura em uma pesquisa qualitativa de base exploratória. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos entrevista, questionário e observação da participação dos pais em uma reunião, momento em que foi realizada uma palestra. Acreditou-se e continua-se acreditando no projeto, cujo resultado foi além do esperado, permitindo revelar que a boa vontade e simplicidade pode ser a chave para uma aproximação entre família e escola, além do diálogo e compromisso de ambas as partes, pois, quanto maior for a participação da família, mais eficaz será o trabalho da escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Participação da família | pt_BR |
dc.title | A importância da família na escola: desafios e perspectivas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Tânia Maria Alves da Silva.pdf | PDF - Tânia Maria Alves da Silva | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.