Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2164
Título: A construção da imagem feminina através das prostitutas na obra de José de Alencar e Jorge Amado
Autor(es): Cruz, Isabel Cristina dos Santos
Palavras-chave: Literatura brasileira
A imagem da mulher
Escritores brasileiros
Prostituição
Data do documento: 30-Out-2013
Resumo: As histórias que cercam a prostituta e a prostituição fascinam e comovem há milhares de anos. A Literatura com suas obras que englobam esse tema nos oferecem um panorama abrangente, projetando as causas e os efeitos desse fenômeno social. Este trabalho no formato de artigo constitui uma pesquisa de caráter bibliográfico no qual se verifica a representação da mulher como objeto através das prostitutas na Literatura Brasileira. Diante dessa perspectiva o presente trabalho se propõe a investigar duas protagonistas de épocas e costumes diferentes, Lucíola, de José de Alencar, publicado em 1862, e Tereza Batista Cansada de Guerra (1972), de Jorge Amado. Ao longo do nosso estudo enfocamos como se constroem as relações sociais e amorosas de duas personagens sob o mesmo tema, mas criadas em épocas e sociedades diferentes. Propomos apresentá-las a partir da observação de conduta e perfis psicológicos de acordo com os padrões morais e sociais das épocas em que estão inseridas. Para tanto, utilizamos como aporte teórico Ribeiro (1996), Nejar (1939), Del Priore (2005), dentre outros.
Descrição: Cruz, I. C. dos S. A construção da imagem feminina através das prostitutas na obra de José de Alencar e Jorge Amado. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2164
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabel Cristina dos Santos Cruz.pdfIsabel Cristina dos Santos Cruz395.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.