Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21645
Título: Resíduos sólidos: a importância da implantação da política nacional de residuos sólidos na cidade de Guarabira/Pb
Autor(es): Alustau, Eva Cristina Bezerra de
Palavras-chave: Resíduos Sólidos
Meio Ambiente
Coleta Seletiva
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Data do documento: 7-Jul-2018
Resumo: O gerenciamento de resíduos sólidos tem sido há alguns séculos uma problemática vivenciada pelos seres humanos, sobretudo aqueles que vivem à margem da sociedade. O lixo tornou-se um dos maiores problema para a administração pública quer seja nas grandes metrópoles ou pequenos vilarejos. O avanço do capitalismo fez com que as pessoas tivessem uma falsa necessidade de consumirem mais do que necessitam. Uma maneira de compreender toda a problemática do lixo, é observar as mudanças ocorridas nos procedimentos de descarte que hoje acaba sendo maior do que o processo de produção de bens de consumo, com isso, surgiu uma preocupação, para os gestores, relacionada a degradação do meio ambiente que aumentou consideravelmente há algumas décadas, e teve no Brasil um marco quando da instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos através da Lei 12.305 de 2010, lei esta que tem sido norteadora para os municípios de todo o país. Este artigo buscar elucidar a importância da Gestão de Resíduos Sólidos na cidade de Guarabira na Paraíba, tendo em vista que este assunto seja pouco abordado junto aos moradores daquela região. A metodologia utilizada como técnica de pesquisa foi bibliográfica e documental, exploratória descritiva e observação não participante, onde coletou-se nos sítios da internet e nos artigos informações que pudessem sustentar a pesquisa. Os avanços da criação desta política já podem ser sentidos em algumas localidades, contudo, ainda a passos lentos se fazendo necessário uma maior fiscalização para que na data postergada uma grande parte das cidades possam ter conseguido concluir as metas da Política como num todo.
Descrição: ALUSTAU, Eva Cristina Bezerra de. Resíduos sólidos: a importância da implantação da política nacional de residuos sólidos na cidade de Guarabira/Pb. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21645
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eva Cristina Bezerra de Alustau.pdfPDF - Eva Cristina Bezerra de Alustau909.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.