Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21647
Título: Aprendizagem Organizacional: um estudo de caso na Escola de Administração Tributária da Secretária de Estado da Receita da Paraíba
Autor(es): Brito, Cleber Soares de
Palavras-chave: Aprendizagem Organizacional
Auditor fiscal
Serviço público estadual
Qualidade no trabalho
Data do documento: 17-Mar-2018
Resumo: O desenvolvimento da Aprendizagem Organizacional na Gestão Pública é condição sine quenon para efetividade com qualidade da prestação de serviço público estadual. Essa pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos auditores fiscais em relação à aprendizagem organizacional promovida pelo curso de planilhas de fiscalização com roteiro de auditoria realizado no ano de 2017. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizada a metodologia, baseada em pesquisas exploratória, descritiva, estudo de caso, qualitativa e quantitativa envolvendo uma amostra de 05 auditores fiscais da Secretaria de Estado da Receita da Paraíba. As dimensões da aprendizagem organizacional desenvolvidas nessa pesquisa foram: geração, compreensão, disseminação e institucionalização da aprendizagem. O instrumento utilizado foi um questionário com 25 (vinte e cinco) perguntas objetivas e 01 (uma) pergunta subjetiva, sendo que, para as perguntas objetivas, tem-se uma assertiva para cada variável, que foram mensuradas através de cinco categorias adaptadas da escala Likert. Nos resultados obtidos, é possível perceber que as capacitações promovidas pela escola têm despertado a aprendizagem individual e grupal. Todas as dimensões ultrapassam 70% de concordância. Alguns problemas foram percebidos, nos quais se deve desenvolver um projeto organizacional que possa viabilizar um melhor desenvolvimento da aprendizagem organizacional, apresentando as condições favoráveis, iniciativas de compartilhamento e disseminação do conhecimento crítico para o sucesso da organização pública.
Descrição: BRITO, Cleber Soares de. Aprendizagem Organizacional: um estudo de caso na Escola de Administração Tributária da Secretária de Estado da Receita da Paraíba. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21647
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleber Soares de Brito.pdfPDF - Cleber Soares de Brito570.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.