Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21650
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Tiago Soares | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-17T12:42:56Z | - |
dc.date.available | 2020-02-17T12:42:56Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21650 | - |
dc.description | VIEIRA, T. S. Texto em foco: conceitos à luz da linguística textual e de alunos do ensino médio. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os estudos linguísticos avançaram ao longo do tempo e se dividiram em ramificações importantes para a análise de objetos distintos na área da linguagem, dentre as quais encontra-se a Linguística Textual (LT); por ter ganho força apenas em 1960, a presente ciência constitui-se ainda como algo inovador, por isso apresenta conceitos tenros, diferentes e, com isso, altamente importantes para a realização de estudos científicos. Partindo desses pressupostos, busca-se nessa pesquisa estudar a LT, com vistas a compreender algumas visões acerca da definição de linguagem, o trajeto histórico da presente ciência, bem como o conceito de texto nas percepções da Linguística Textual, analisando-o também sob a visão de alunos (de uma turma de terceiro ano do ensino médio em uma escola estadual, localizada na cidade de Riacho dos cavalos - PB). Para tal, realiza-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, tendo por base autores como Fávero e Koch (1988), Marcuschi (2012), Travaglia (2009), entre outros, e de campo, a partir de questionários que foram aplicados em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, com vistas a perceber quais as visões do alunado acerca do objeto de investigação da LT, o texto. A partir dos estudos realizados, tornou-se possível perceber que a Linguística Textual avançou muito ao longo do tempo, atualizando conceitos, métodos e visões acerca do texto, estudando-o, atualmente, em um âmbito mais pragmático, percebendo-o em contexto e funcionalidade para com o uso da língua/linguagem. Além disso, foram notórias as dificuldades que os alunos apresentam acerca da conceituação de texto e língua, bem como no que diz respeito a compreensão da relação texto e contexto. Palavras chave: ; ; ; . | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eianny Cecília de Abrantes Pontes e Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Linguística Textual | pt_BR |
dc.subject | Concepções | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | Texto em foco: conceitos à luz da linguística textual e de alunos do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Tiago Soares Vieira.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.