Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Ivanilza Barbosa de-
dc.date.accessioned2020-02-18T11:06:29Z-
dc.date.available2020-02-18T11:06:29Z-
dc.date.issued2019-06-15-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21660-
dc.descriptionANDRADE, Ivanilza Barbosa de. O lúdico na sala de aula: relato da experiência vivenciada com alunos do pré I e pré II da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Antônio José de Andrade-Sítio Pintado/Mogeiro-PB. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO lúdico como canal de comunicação entre aluno e professor, se destaca como uma das maneiras mais eficaz de envolver o aluno nas atividades escolares. Pois a brincadeira é algo inerente na criança e, de certa forma, é um meio de refletir e descobri o mundo que a cerca. A ludicidade é uma atividade que tem valor educacional intrínseco, mas além desse valor, que é inerente, ela tem sido utilizada como recurso pedagógico. O presente estudo tem como finalidade relatar a experiência do estágio supervisionado. Instigar o corpo docente discente a construir um conhecimento, apoiando-se, para tal, em múltiplos suportes textuais. E, quando este citado, orientado pelo seu facilitador ou guia, passam utilizar/fazer uso da verdadeira ferramenta que é a ludicidade na sua formação como leitores na educação infantil, haverá novos horizontes abertos ao saber. A experiência foi vivenciada no estágio com os alunos da educação infantil, cujo campo de desenvolvimento dos trabalhos da conclusão de curso (TCC), foi a Escola municipal Antônio José de Andrade, localizada no sítio Pintado – Mogeiro PB.Como resultados obtidos, podemos afirmar que algumas transformações foram observadas após o trabalho que ali realizamos no decorrer do projeto. Refiro-me as coisas relacionadas às dificuldades enfrentadas e avanços obtidos por estes, ao incorporar o lúdico no cotidiano daqueles discentes, onde o trabalho em forma de brincadeiras propiciou um ambiente alegre e descontraído, essencial a uma proposta de aprendizagem significativa. Podemos citar também outras vantagens essências no ensino pedagógico que são: os estímulos à interação, o desenvolvimento de atitudes éticas, de respeito ao outro, de raciocínio lógico, de criar estratégias, respeitar e criar regras dos jogos, de orientação espaço-temporal, de autoconhecimento e de colaboração. Culminando assim em uma maior rentabilidade a todos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria de Fátima Ferreira de Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.titleO lúdico na sala de aula: relato da experiência vivenciada com alunos do pré I e pré II da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fuundamental Antônio José de Andrade-Sítio Pintado/Mogeiro-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivanilza Alves Barbosa de Andrade.pdfPDF - Ivanilza Alves Barbosa de Andrade4.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.