Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21668
Título: A leitura crítica do gênero charge e dos seus múltiplos sentidos
Autor(es): Silva, Gisélia Ribeiro da
Palavras-chave: Gênero
Charge
Leitura
Intertextualidade
Crítica
Data do documento: 21-Nov-2019
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o gênero charge, com a temática política, confeccionado pelo chargista paraibano Regis Soares. A pesquisa, assim, tem como objetivo analisar os diferentes sentidos das charges, acionados pela leitura. A escolha deste gênero textual se justifica primordialmente pela percepção da falta de criticidade de grande parte dos leitores. É sabido que para a leitura e a criação desse gênero é fundamental fazer uso dos vários conhecimentos prévios. Desta forma, se faz necessário usar os possíveis diálogos com outros textos por meio da intertextualidade, elemento fu ndamental da criação e na análise das charges. Com relação à metodologia, nossa pesquisa é de cunho qualitativo de caráter descritivo/interpretativo. Para a realização desse trabalho buscamos como aportes teóricos sobre leitura os autores Martins (2007), Kleiman (2007), Koch e Elias (2010). Usamos o teórico Marcuschi (2008) como suporte para entender sobre a importância do gênero para a sociedade. Mais adiante, utilizamos Romualdo (2000), Martins e Santos (2016) que discorrem a respeito do que é charge e seu surgimento, como também sua importância social. Cavalcante e Martins (2008), Bechara (2011), Matias (2010) e Houaiss (2004) conceituam os elementos fundamentais das charges. A pesquisa revelou-se de extrema importância, pois foi possível flagrar os elementos característicos desse gênero (humor, ironia, critica e intertextualidade). Desta forma, observamos que para fazer uma leitura crítica da charge é necessário compreender os vários diálogos com outros textos.
Descrição: SILVA, G. R. da. A leitura crítica do gênero charge e dos seus múltiplos sentidos. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21668
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gisélia Ribeiro da Silva.pdfPDF - Gisélia Ribeiro da Silva770.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.