Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21674
Título: A representação da mulher nordestina em "Vidas Secas", de Graciliano Ramos
Autor(es): Oliveira, Maria Eliene da Silva
Palavras-chave: Vidas Secas
Representação feminina
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: Este artigo tem como objetivo mostrar algumas características da personagem Sinha Vitória, do romance regionalista Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Sabemos que a condição do sujeito feminino na sociedade ao longo dos séculos sempre foi adversa e sempre foi repleta de estereótipos que minorizavam sua presença social. No contexto regionalista, por sua vez, isso se torna ainda mais presente, porque unem-se aos estereótipos, a condição do espaço e as adversidades impostas pela seca. Dessa forma, utilizamos os estudos de Bosi (2006), Candido (2000), Mangueira (2017), Perrone-Moisés (1998), Moisés (2000), dentre outros, para fundamentar nossa pesquisa. Percebemos que a personagem Sinhá Vitória representa a própria força da mulher nordestina, que luta pela família e por melhorias. Uma fiel representante das diversas lutas que a mulher precisa enfrentar pela sobrevivência.
Descrição: OLIVEIRA, M. E. da S. A representação da mulher nordestina em "Vidas Secas", de Graciliano Ramos. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21674
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Eliene da Silva Oliveira.pdfPDF - Maria Eliene da Silva Oliveira323.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.