Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21676
Título: O corpo feminino na revista Playboy: a objetificação do corpo desnudado
Autor(es): Felix, Cleciane Jerônimo da Silva
Palavras-chave: Corpo feminino
Revista Playboy
Publicidade
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: O presente texto tem como finalidade analisar as transformações do corpo feminino e suas significações no decorrer do século XX e XXI, a partir da amostragem de algumas capas da Revista Playboy no Brasil, publicadas entre os anos de 1975-2017, período no qual a revista circulou no país. Através desse estudo, pode-se perceber que os discursos linguísticos e imagéticos que norteiam a mídia, perpassam sobre os corpos, os normatizando, caracterizando-os, e os remodelando, produzindo estereótipos e padrões de beleza (muitas vezes inalcançáveis) a serem seguidos pela sociedade. Os discursos de poder que são estabelecidos pelas revistas brasileiras no século XX e XXI desenvolvem corpos para o mercado capitalista de consumo, com isso, as edições da revista Playboy lançam corpos nus para também serem consumidos, porém, através do desnudamento do corpo feminino nesta revista, ele assume uma condição de objeto, pois sua comercialização é voltada para o desejo e prazer sexual de seu público, caracterizando o corpo feminino exclusivamente para o deleite de outrem. A construção do artigo teve como pressuposto teórico autores que discutem a História cultural como Alain Corbin, Silvana Vilodre Goellner, Guacira Lopes Louro, Denise Bernuzzi de Sant’Anna, Lucilene dos Santos Gonzales, Edna Nóbrega Araújo, dentre outros.
Descrição: FELIX, C. J. da S. O corpo feminino na revista Playboy: a objetificação do corpo desnudado . 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21676
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleciane Jerônimo da Silva Felix.pdfPDF - Cleciane Jerônimo da Silva Felix2.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.