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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21690
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rodrigues, Elayne Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-19T11:58:25Z | - |
dc.date.available | 2020-02-19T11:58:25Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 347 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21690 | - |
dc.description | RODRIGUES, Elayne Oliveira. A responsabilidade civil objetiva e a prática de Bullying pelo professor em face do aluno com deficiência. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho versa sobre a responsabilidade civil das escolas públicas e privadas em casos de bullying praticado pelo professor em face do aluno com deficiência à luz da jurisprudência dos Tribunais de Justiça Estaduais e da doutrina e legislação pátria. Abordamos sobre o que é o fenômeno bullying e traçamos os elementos geradores de responsabilidade civil por tais atos. Também foi analisado para embasamento do presente estudo, uma breve análise sobre a História da Educação Especial no Brasil, sobre o direito à Educação Inclusiva do aluno com deficiência e sobre a Responsabilidade Civil Objetiva do Estado e Empregadores. Por fim, buscou-se analisar a jurisprudência dos Tribunais de Justiça que decidiram sobre o assunto, especialmente em relação à responsabilidade civil das escolas públicas e privadas em tais casos de bullying praticado pelo professor em face do aluno com deficiência. Assim, chegamos ao resultado de poucos julgados, concluímos a partir dessa análise que a sociedade deve enfrentar com seriedade a questão do bullying, com o intuito de extingui-lo do âmbito escolar, sendo uma a tarefa é árdua, porém não impossível se houver compromisso das escolas, da família, dos educadores, dos alunos, apresentando e destacando a inclusão como um direito humano fundamental capaz de propiciar a inserção social. O trabalho dissertativo no campo metodológico fez uso da análise do pensamento jurídico nacional sobre a problemática, bem como o levantamento da posição jurisprudencial dos Tribunais de Justiça Estaduais, o que caracteriza um trabalho de pesquisa bibliográfico doutrinário e empirista jurisprudencial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Glauber Salomão Leite | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aluno com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Responsabilidade Civil Objetiva | pt_BR |
dc.title | A responsabilidade civil objetiva e a prática de Bullying pelo professor em face do aluno com deficiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 22 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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