Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21695
Título: Envelhecimento, dávida ou desafio? O idoso e a convivência social e familiar
Autor(es): Araújo, Matias de Fatima
Palavras-chave: Serviço social
Envelhecimento
Violência familiar
Data do documento: 17-Dez-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresentado em forma de artigo, resulta de um estudo de natureza qualitativa e de caráter documental e bibliográfico, e teve como objetivos, refletir sobre os aspectos sócio históricos do envelhecimento populacional e problematizar a inserção dos idosos no âmbito familiar. O número de idosos no Brasil e no mundo vem crescendo nos últimos anos, trazendo inúmeros desafios para a sociedade. Nesse sentido, considerando-se a relevância da questão no contexto atual, procurou-se fazer uma análise desse fenômeno, buscando subsídios em autores como: Almeida (2003), Mascaro (2004), Neri (2001), Santos (2003) dentre outros que contribuíram para a abordagem em torno do tema. Foi feita também consulta a documentos como a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto do Idoso, ambas consideradas como importantes legislações vigentes no país. Através do presente estudo, foi possível identificar os desafios enfrentados pelos idosos no contexto da sociedade brasileira e no interior da própria família. As reflexões aqui apresentadas nos permitiram concluir que o envelhecimento evidencia novas formas de expressão da questão social, objeto do serviço social, trazendo variados desafios para profissionais que atuam junto a tal segmento.
Descrição: Araújo, M. de F. Envelhecimento, dádiva ou desafio? O idoso e a convivência social e familiar. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21695
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima Araújo.pdf484.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.