Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21698
Título: Feminização da velhice no contexto dos grupos de convivência do SESC Campina Grande - PB
Autor(es): Santos, Inaldete Oliveira
Palavras-chave: Idosos
Expectativa de vida
Feminização da velhice
Envelhecimento humano
Data do documento: 11-Dez-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O aumento da expectativa de vida das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, é um fato imprescindível, complexo e multifacetado. No Brasil, atualmente temos 27.390.233 idosos e no estado da Paraíba temos aproximadamente 523.175 idosos. No meio cientifico predominam as pesquisas voltadas para o aspecto biofisiologico, dessa população, esquecendo-se dos aspectos sociais e culturais, responsáveis pela integralidade do homem. No entanto, pouco se conhece sobre o significado que os próprios idosos dão a esse período de suas vidas e sobre a forma como perdas e limitações são integradas às suas experiências. O presente estudo é caracterizado por uma pesquisa observacional, descritiva e de abordagem qualitativa, foi realizada no Sesc-Centro em Campina Grande/PB. Os dados foram coletados durante observações de rotina como estagiária da instituição, no período de março 2018 a novembro de 2019. Através da pesquisa realizada foi possível identificar que as mulheres são maioria, nos grupos de convivência do Sesc, elas representam 91% do público alvo, enquanto que os homens não ultrapassam 9%. Podemos concluir que diante de observações nos grupos de convivência do SESC, muitas questões foram confirmadas, estereótipos e paradigmas foram quebrados e muito se compreendeu sobre a maneira daqueles que envelhecem, chegamos à conclusão de que a velhice encontrada não é frágil, e sim, independente e participante. O grupo tem como característica o poder de decisão e a consciência de seus próprios atos.
Descrição: SANTOS, I. O. Feminização da velhice no contexto dos grupos de convivência do SESC Campina Grande - PB. 2019. 41f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21698
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Inaldete Oliveira Santos.pdf606.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.