Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21699
Título: A atuação do/a profissional de serviço social na polícia militar da Paraíba - PB: Contribuições para o debate
Autor(es): Lima, Vanessa de Paula Andrade
Palavras-chave: Serviço social
Segurança pública
Polícia militar
Data do documento: 11-Dez-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente estudo é decorrente das observações participantes e da experiência acadêmica do Estágio Obrigatório em Serviço Social realizado na Polícia Militar da Paraíba no município de Campina Grande – PB. O Serviço Social atua em diversas áreas, em relação à política de segurança pública, o profissional insere-se como mediador e viabilizador dos direitos destes usuários, quer sejam os policiais, quer sejam seus familiares. Dessa forma, objetiva-se descrever a atuação profissional do assistente social na Polícia Militar, nas Instituições do 2° Batalhão de Polícia Militar da Paraíba e o Espaço Viver Bem do Policial Militar da Paraíba. A metodologia foi embasada pelas pesquisas bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, descritiva-explicativa. A disciplina de Estágio Obrigatório é de extrema importância para a formação profissional do assistente social, pois proporciona o conhecimento da prática profissional, diante das ações e demandas Institucionais. Diante das argumentações tecidas ao longo deste trabalho, verifica-se que a experiência acadêmica de Estágio Obrigatório em Serviço Social possibilitou um enriquecimento teórico-metodológico para o processo de formação profissional. Pensar na atuação profissional do Serviço Social no âmbito da segurança pública, especificamente, da Polícia Militar pressupõe apreender a relação entre o movimento institucional e demandas da população usuária.
Descrição: LIMA, V. de P. A. A atuação do/a profissional de serviço social na polícia militar da Paraíba - PB: Contribuições para o debate. 2019. 23f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21699
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa de Paula Andrade Lima.pdf532.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.