Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21702
Título: O trabalho do serviço social na educação para a cidadania: a experiência de estágio no projeto de eleição para representante de sala na Escola Municipal Ana Azevedo (Campina Grande - PB)
Autor(es): Lucena, Arilene de Almeida
Palavras-chave: Educação
Cidadania
Serviço social na educação
Política de educação
Assistência social
Data do documento: 6-Dez-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: A educação brasileira historicamente foi voltada para o interesse da classe dominante para assegurar a sua reprodução de desigualdade cultural, econômica e social, sem a intencionalidade de contribuir para a formação do senso crítico das crianças e dos adolescentes. No entanto, devemos lutar para a efetivação de um modelo de educação que esteja a serviço da emancipação da classe trabalhadora. A partir dessa conjectura, o presente artigo tem como objetivo apresentar a contribuição do serviço social da Escola Municipal Ana Azevedo para a proposta de educação para a cidadania, através da experiência de estágio no projeto de eleição para representante de sala. Como percurso teórico apresentamos de início um breve histórico da educação brasileira, da chegada dos padres jesuítas, em 1549, perpassando por toda a trajetória da política de educação até o movimento de redemocratização, com a nova Constituição de 1988. Em seguida, faremos uma reflexão teórica acerca da importância da construção da cidadania na escola, por meio de ações pedagógicas, explorando o conceito e o histórico de cidadania e sua origem no período da antiguidade greco-romano. No item posterior, explanamos a relação do serviço social com a política de educação e as contribuições para a garantia do direito ao acesso e permanência na escola. Para finalizar apresentamos a experiência de estágio obrigatório do curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, realizado na Escola Municipal Ana Azevedo do município de Campina Grande – PB, expondo o projeto de intervenção executado pelo serviço social na referida escola com a finalidade de contribuir para o exercício da cidadania democrática dos educandos para o desenvolvimento crítico dos alunos para participação como forma de organização social no seu processo de formação cidadã.
Descrição: LUCENA, A. de A. O trabalho do serviço social na educação para a cidadania: a experiência de estágio no projeto de eleição para representante de sala na Escola Municipal Ana Azevedo (Campina Grande - PB). 2019. 33f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21702
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arilene de Almeida Lucena.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.