Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21704
Título: Análise de tendência do comportamento pluviométrico no município de Serra Branca-PB
Autor(es): Lima Junior, Epitacio de Andrade
Palavras-chave: Mann-Kendall
Semiárido
Gestão hídrica
Precipitações
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: Em regiões como o Semiárido Brasileiro, que sofre com a escassez de chuvas em determinadas épocas do ano, ter o conhecimento do regime de chuvas e sua variabilidade é de grande relevância no planejamento e na gestão hídrica. O uso de testes estatísticos não paramétricos tem surgido como uma importante ferramenta na detecção de tendências nas precipitações auxiliando as pesquisas a estimar épocas e áreas com variações pluviométricas. O presente estudo tem por objetivo analisar o regime pluviométrico e possíveis tendências nas precipitações no município de Serra Branca - PB e dessa forma sugerir caminhos para um melhor aproveitamento dessa água. Foi analisado um grupo de dados mensais de precipitação, coletados de seis postos pluviométricos, dentro e ao redor da área em estudo, no período compreendido entre 1963 a 1991. De posse dessas informações utilizamos o método da Ponderação Regional para preencher as falhas existentes nos dados mensais de precipitação e então aplicamos o método IDW para espacialização desses dados. Os métodos não-paramétricos de Mann-Kendall e Sen foram então utilizados para apontar a ocorrência de tendências negativas ou positivas nesses dados de precipitação, os resultados obtidos não apresentaram um nível de confiabilidade significativo para a maioria dos postos e por isso foram classificados como “sem tendência”, ainda assim podemos supor que há indícios de uma contínua redução do volume de chuvas nos postos observados ao longo do período em análise. Diante disso o fortalecimento da infraestrutura hídrica do município, através de técnicas e obras que minimizem o efeito de evaporação dos mananciais e solo, associado a captações e armazenamentos eficientes de águas superficiais, são caminhos para minimizar possíveis impactos no desenvolvimento econômico da cidade causados pela irregularidade pluvial da região.
Descrição: LIMA JUNIOR, E. de A. Análise de tendência do comportamento pluviométrico no município de Serra Branca-PB. 2017. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21704
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EPITACIO DE ANDRADE LIMA JUNIOR.pdf1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.