Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21705
Título: A vida que vem dos resíduos sólidos: contribuições dos catadores de materiais recicláveis em Campina Grande-PB
Autor(es): Melo, Silvia Cristina Pereira de
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Catador de material reciclável
Gestão socioambiental
Associação Arensa
Cooperativa Catamais
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa de cunho descritivo-observatória da Associação ARENSA e da Cooperativa CATAMAIS ambas localizadas na Cidade de Campina Grande-PB, na qual os catadores de materiais recicláveis envolvidos são de extrema importância no processo de gestão socioambiental, pois estes permitem o retorno no material descartado pela sociedade aos meios de produção, impulsionando a economia de recursos naturais, matéria prima, trabalho e renda para esses agentes ambientais, além de diminuírem o acúmulo de resíduos sólidos em áreas inadequadas como os terrenos baldios de Campina Grande, o que reduz o impacto social, visual, econômico e ambiental, garantindo assim uma melhor saúde pública. A temática encontra-se embasada “A Vida Que Vem dos Resíduos Sólidos: contribuições dos catadores de materiais recicláveis em Campina Grande-PB”. O objetivo central desta pesquisa foi compreender todo o processo de funcionamento da Associação ARENSA e da Cooperativa CATAMAIS, formadas por antigos catadores de lixo do antigo lixão da cidade, que se localizava as margens da BR-230, bem como as relações de trabalho entre catadores de materiais recicláveis e organizações de reciclagem dos materiais coletados, como alternativa de trabalho e renda, já que estes não conseguiram entrar no sistema econômico formal, dentro da perspectiva da auto-sobrevivência. Neste escopo, a metodologia utilizada teve caráter descritivo-observacional. A população entrevistada foi composta pelos catadores/associados, correspondendo a um total de 20. Sendo 10 da ARENSA e 10 da CATAMAIS. A amostra foi aleatória, devido nem todos os cooperados estarem nas cooperativas nos dias das visitas, devido estes catadores trabalharem nos dois turnos (manhã e tarde) na catação do material reciclado. Os resultados e discussão demonstraram por meio de uma análise atual e de uma caracterização histórica sobre experiências dos catadores da ARENSA e da CATAMAIS, de buscarem mostrar a capacidade inclusiva do modelo associativista/cooperativista e da relevância das parcerias destas com a comunidade acadêmica, poder público e sociedade, a fim de puderam lograrem o reconhecimento da profissão e da inclusão social. Conclui-se que, a implantação de uma prática sistemática de coleta seletiva e reciclagem, além do reconhecimento como cidadãos, não somente com a finalidade da recuperação socioambiental, como também alternativa de geração de renda para a população que sobrevive da catação dos resíduos sólidos.
Descrição: MELO, S. C. P. de. A vida que vem dos resíduos sólidos: contribuições dos catadores de materiais recicláveis em Campina Grande-PB. 2019. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21705
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SILVIA CRISTINA PEREIRA DE MELO.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.