Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21708
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Adélia Amorim de | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-27T12:17:48Z | - |
dc.date.available | 2020-02-27T12:17:48Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.62 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21708 | - |
dc.description | ANDRADE, Adélia Amorim de. Literatura de cordel: incentivo para a formação de leitores. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Reconhecer a importância da literatura e incentivar a formação de hábitos de leitura é o que este artigo vem propor. Neste sentido, a literatura é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O presente artigo que se caracteriza como um estudo teórico, tendo como referencial metodológico a pesquisa bibliográfica se inicia com um breve histórico da literatura infantil, apresenta conceitos de linguagem e leitura, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboça algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler. Os resultados mostraram que a literatura infantil é pouco utilizada nas ações pedagógicas dos professores da educação infantil, e isto faz com que as crianças cheguem ao 1º ano com muitas dificuldades de compreensão e de domínio das habilidades de leitura e escrita; entretanto, foi possível perceber que a literatura infantil permite que o pequeno leitor participe de experiências de vida através da representação do mundo, fazendo assim uma relação entre o real e o imaginário. Desta forma, a literatura infantil aguça na criança a criação, a fruição e a imaginação, sendo ideal para formação de uma nova mentalidade e para constituição de um leitor fluente crítico e reflexivo contribuindo de forma única na aquisição da leitura e da escrita. Nesse sentido, urge a efetivação de práticas de leitura e da inserção de livros de literatura infantil na educação infantil e nos anos iniciais, pois a literatura infantil na sua dimensão social, provoca e enriquece o conhecimento do leitor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Marilene Dantas Vigolvino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.title | Literatura de cordel: incentivo para a formação de leitores | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Adélia Amorim de Andrade.pdf | PDF - Adélia Amorim de Andrade | 708.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.