Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21710
Título: Um novo método de determinação eletroanalítica da atividade antioxidante de polpa de umbu associada a ferramentas quimiométricas
Autor(es): Silva, Gabriel de França Farias da
Palavras-chave: Polpa de fruta
Umbu
Quimiometria
Atividade antioxidante
Data do documento: 12-Nov-2018
Resumo: O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos, com destaque para as frutas, apreciadas em todo o mundo pelo sabor e fontes de vitaminas, fibras, potássio, água, polifenóis, carboidratos e carotenoides. Uma das formas de processamento de frutas é a obtenção de polpas. Das frutas típicas do nordeste brasileiro o umbu é uma das frutas mais apreciadas por apresentar um bom potencial antioxidante, combate a processos oxidativos promovidos pelos radicais livres, que contribuem para a degradação de nutrientes de moléculas essenciais ao meio biológico, mantendo os processos metabólicos em seu estado de equilíbrio favorável a manutenção da saúde do organismo. O método de referência utilizado foi a DPPH para determinação da atividade antioxidante. Neste sentido, este trabalho propõe a determinação de atividade antioxidante de polpas de umbu por meio da voltametria cíclica associado a ferramenta quimiométrica PLS e PCR. Para os modelos construídos foram analisados a capacidade preditora de calibração multivariada e comparados RMSEP, RMSEC e R^2 , com resultados satisfatórios. A voltametria cíclica junto com as técnicas quimiométricas utilizada foi bastante promissora para a determinação da atividade antioxidante em polpa de fruta, apresentando o melhor modelo para os dados brutos com valores de R^2 próximos da linearidade, uma correlação boa e valores de RMSEP e RMSEC mais baixo que os demais pré-processamentos estudado. Sendo assim a polpa de umbu avaliada observou- se que a mesma obteve valores de sequestro de radical entre (60 a 94%) apresentando uma boa atividade antioxidante por possuir inibição acima de 70%.
Descrição: SILVA, G. de F. F. da. Um novo método de determinação eletroanalítica da atividade antioxidante de polpa de umbu associada a ferramentas quimiométricas. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21710
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriel de França Farias da Silva.pdfPDF - Gabriel de França Farias da Silva10.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.