Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21718
Título: Práticas ambientais para destino correto de resíduos das indústrias de beneficiamento de granitos do estado da Paraíba
Autor(es): Silva, Kethlyn Haiane Carvalho
Palavras-chave: Meio ambiente
Rochas ornamentais
Lama abrasiva
Resíduos industriais
Data do documento: 20-Nov-2018
Resumo: O crescimento econômico de uma empresa precisa estar comprometido com o meio ambiente de forma sustentável e racional. Assim sendo, as organizações, sobretudo as indústrias, necessitam de um sistema de gestão que proporcione maior qualidade de seus produtos, através de novas tecnologias, como também contribuindo com o avanço ecologicamente correto e garantindo seu diferencial competitivo. De acordo com o significativo número de indústrias atuantes no setor de minerais não metálicos no Brasil e seu alto teor de resíduos resultantes, é requerido a estas um cuidado especial quanto ao descarte no meio ambiente. As rochas ornamentais definem uma das mais promissoras oportunidades de negócio deste setor, devido à variedade de sua aplicação, principalmente na construção civil. Diante disto, este trabalho objetivou-se em indicar alternativas viáveis para o destino final dos rejeitos das indústrias de beneficiamento de granito do estado da Paraíba, visando minimizar os possíveis impactos e passivos ambientais. Assim sendo, utilizou-se para o levantamento de dados a pesagem/medição de alguns materiais como cacos, pedaços de blocos, depósitos de lama abrasiva descartada, abrasivos usados, e dente outros, juntamente com a aplicação do formulário padronizado, fornecido pela resolução 313/02 do CONAMA, a respeito do inventário nacional de resíduos sólidos industriais. O resultado deste trabalho é apresentado através de síntese das etapas de geração dos resíduos das indústrias avaliadas e do inventário do ano de 2017, com o qual se observou uma preocupante percentagem de lama abrasiva gerada, a qual é constituída de água, granalha (mini esferas de aço ou ferro fundido), cal (calcário ou carbureto de cálcio) e rocha moída. Além dela, uma grande quantidade de costaneiras é produzida, pedaços do bloco de granito desprendidos a partir de choques mecânicos, que permanecem armazenadas no pátio das fábricas aguardando destino final.
Descrição: SILVA, K. H. C. Práticas ambientais para destino correto de resíduos das indústrias de beneficiamento de granitos do estado da Paraíba. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21718
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kethlyn Haiane Carvalho Silva.pdfPDF - Kethlyn Haiane Carvalho Silva1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.