Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21736
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Alina Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T16:16:31Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T16:16:31Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21736 | - |
dc.description | FREITAS, A. F. de. A compreensão de professores de língua portuguesa sobre autonomia docente. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ainda na contemporaneidade, ser docente é calcado em vários questionamentos a respeito da profissão e de todas as perspectivas do que representa ser um(a) professor(a). Diante desse prisma, uma das questões debatidas, atualmente, é a autonomia docente, questionando o que é e como atingi-la. Assim, durante a prática do estágio supervisionado, essa inquietude gerou as nossas perguntas de pesquisa: o que é autonomia docente? Qual a compreensão de professores sobre autonomia docente? O que é autonomia do professor? Diante disso, temos como objetivo geral analisar a compreensão da autonomia docente e sua relação com a prática pedagógica. Para tanto, temos como objetivos específicos: conceituar autonomia docente, conceituar prática pedagógica, explicar a relação entre autonomia e prática docente e diferenciar o conceito de profissionalismo de profissionalidade. Assim, o presente artigo é fruto de uma pesquisa de campo, baseada principalmente nos estudos de Contreras (2002), Tardif e Lessard (2002), Freire (1986, 1996), Estrela (2015), dentre outros. Além disso, o trabalho também está baseado nas análises feitas sobre os relatos de professores de Língua Portuguesa que atuam em uma escola pública. A pesquisa descritivo-qualitativa foi realizada com três professores, através de uma entrevista estruturada que continha quatro perguntas subjetivas com base nas categorias: autonomia, autonomia docente, profissionalismo e profissionalidade. A partir desses relatos, foi possível verificar que os docentes, em maioria, confundem as caraterísticas de um professor autônomo. Identificam como algo voltado apenas para o domínio da turma e sua capacidade de repassar os conteúdos. Levando em conta que tais valores são imprescindíveis para uma boa docência, portanto, em relação a essa “cegueira” podemos identificar uma docência pautada na superficialidade, na qual os professores acabam se transformando em um mero reprodutor de conteúdo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Joana Aurea Cordeiro Barbosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Autonomia Docente | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.title | A compreensão de professores de língua portuguesa sobre autonomia docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alina Fernandes de Freitas.pdf | 544.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.