Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21738
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Francineide Pereira dos-
dc.date.accessioned2020-03-05T16:17:11Z-
dc.date.available2020-03-05T16:17:11Z-
dc.date.issued2020-02-18-
dc.identifier.issnCDD 371.27-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21738-
dc.descriptionSANTOS, F. P. dos. Avaliação formativa: desafios enfrentados pelos professores do ensino fundamental. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.pt_BR
dc.description.abstractPretendemos com esta pesquisa, questionar os saberes docentes e métodos avaliativos utilizados por professores do Ensino Fundamental II. Para tanto, a teoria estudada abordará os conceitos e funções que fazem parte dos seguintes tipos de avaliação: diagnóstica, somativa e por fim, a formativa que será abordada com maior ênfase. A presente pesquisa teve o objetivo de investigar os desafios apresentados pelos professores, do Ensino Fundamental II, no processo de implementação da avaliação formativa, relacionando com as concepções dos autores que serviram como base teórica da pesquisa e os discursos dos professores que fizeram parte do projeto de extensão intitulado: ―Avaliação formativa e a diferenciação do ensino: a construção do conhecimento profissional docente no município de Catolé do Rocha‖, mas precisamente no Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia. Para embasar teoricamente a pesquisa utilizamos os estudos de Antunes (2003), Moretto (2005), Tardif (2002), Luckesi (2005; 2009; 2011), Vasconcellos (2003; 2005), dentre outros. Por meio deste estudo, constatamos a importância da avaliação formativa, pois a sua prática contribui para o pensamento inovador do professor diante do processo de ensino-aprendizagem. Com a análise dos dados, foi possível verificar a evidência de muitos desafios encontrados pelos professores, pois a avaliação formativa deve ocorrer na busca de aprimoramento tanto dos educadores como dos educandos, visando obter mais competências e eficácias, contribuindo para o desenvolvendo do pensamento crítico dos estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ana Paula Lima Carneiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAvaliação formativa: desafios enfrentados pelos professores do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francineide Pereira dos Santos.pdf677 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.