Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21747
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Marinalva Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T18:05:50Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T18:05:50Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-18 | - |
dc.identifier.other | 372.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21747 | - |
dc.description | SILVA, Marinalva Gomes da. A importância da psicomotricidade para a educação infantil. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo, de natureza descritiva através de estudo bibliográfico,tem como objetivo analisar a importância da Psicomotricidade na Educação Infantil como agente de socialização e principalmente da aprendizagem que é um processo global que envolve todo o corpo. A Psicomotricidade tem a finalidade de assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano. A Psicomotricidade num enfoque psicopedagógico quer destacar a relação entre a motricidade, a mente e a afetividade que existe na etapa da Educação Infantil e facilitar o desenvolvimento global da criança. Será relatado também as experiências dos projetos de intervenção nos Estágios Supervisionados em Gestão Educacional, Educação Infantil e Ensino Fundamental desenvolvidos em instituições públicas municipais. As contribuições teóricas para esta elaboração partiram dos seguintes autores: Pimenta e Lima (2004), Oliveira (2005), Kishimoto (2009), Melo, Brandão e Mota (2009), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Com a elaboração da presente pesquisa foi possível constatar, partindo de concepções de vários autores que a educação psicomotora se faz possível quando o trabalho é desenvolvido com êxito desde os primeiros anos de vida facilitando no seu processo de ensino e de aprendizagem. Por fim, verificamos que a formação e a qualificação do profissional da Educação Infantil são de suma importância para sua atuação no campo pedagógico junto às crianças, pois os mesmos devem ter os conhecimentos adequados sobre a psicomotricidade para o desenvolvimento de seu trabalho, utilizando várias estratégias que favorecem na formação da criança. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.title | A importância da psicomotricidade para a educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marinalva Gomes da Silva.pdf | PDF - Marinalva Gomes da Silva | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.