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dc.contributor.authorSilva, Marinalva Gomes da-
dc.date.accessioned2020-03-05T18:05:50Z-
dc.date.available2020-03-05T18:05:50Z-
dc.date.issued2017-11-18-
dc.identifier.other372.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21747-
dc.descriptionSILVA, Marinalva Gomes da. A importância da psicomotricidade para a educação infantil. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo, de natureza descritiva através de estudo bibliográfico,tem como objetivo analisar a importância da Psicomotricidade na Educação Infantil como agente de socialização e principalmente da aprendizagem que é um processo global que envolve todo o corpo. A Psicomotricidade tem a finalidade de assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano. A Psicomotricidade num enfoque psicopedagógico quer destacar a relação entre a motricidade, a mente e a afetividade que existe na etapa da Educação Infantil e facilitar o desenvolvimento global da criança. Será relatado também as experiências dos projetos de intervenção nos Estágios Supervisionados em Gestão Educacional, Educação Infantil e Ensino Fundamental desenvolvidos em instituições públicas municipais. As contribuições teóricas para esta elaboração partiram dos seguintes autores: Pimenta e Lima (2004), Oliveira (2005), Kishimoto (2009), Melo, Brandão e Mota (2009), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Com a elaboração da presente pesquisa foi possível constatar, partindo de concepções de vários autores que a educação psicomotora se faz possível quando o trabalho é desenvolvido com êxito desde os primeiros anos de vida facilitando no seu processo de ensino e de aprendizagem. Por fim, verificamos que a formação e a qualificação do profissional da Educação Infantil são de suma importância para sua atuação no campo pedagógico junto às crianças, pois os mesmos devem ter os conhecimentos adequados sobre a psicomotricidade para o desenvolvimento de seu trabalho, utilizando várias estratégias que favorecem na formação da criança.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.titleA importância da psicomotricidade para a educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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