Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21750
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Marília Gomes-
dc.date.accessioned2020-03-05T18:06:39Z-
dc.date.available2020-03-05T18:06:39Z-
dc.date.issued2017-11-18-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21750-
dc.descriptionARAÚJO, Marília Gomes. Alfabetização: um processo que se inicia na primeira infância. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da família que participa ativamente do desenvolvimento de seu filho e a prática pedagógica da professora de alfabetização. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições teóricas de autores que tratam sobre o tema da alfabetização e família. O estudo de caso foi realizado com uma criança da alfabetização. Os dados de campo foram coletados por meio da observação da criança pela autora e da comunicação de seus pais. Mediante os resultados concluiu-se que na alfabetização o fato ter apoio e conhecimentos prévios orientados pela família no encaminhamento para a alfabetização, torna-se elemento facilitador da aprendizagem. No entanto, a prática pedagógica da professora de alfabetização deverá ser contribuinte imprescindível neste processo. Além do compromisso com o ensino na primeira infância, o professor educador alia a teoria à prática, pois entende que o embasamento teórico é importante – à medida que contribui para o êxito da prática. O olhar crítico do professor e sua perspectiva sobre alfabetização o levará a reconhecer as possíveis maneiras de ensinar, aprimorando assim sua prática pedagógica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Francisca Luseni Machado Marquespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProfessor alfabetizadorpt_BR
dc.subjectFamília do alunopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleAlfabetização: um processo que se inicia na primeira infânciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marília Gomes Araújo.pdfPDF - Marília Gomes Araújo1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.