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Título: Feminização do magistério: faces da formação de professores
Autor(es): Silva, Dêis Maria Lima Cunha
Palavras-chave: Magistério
Gênero
Feminização de professores
Pedagogia
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: Este trabalho versa sobre a inserção da mulher na docência. Teve como objetivo principal examinar a presença feminina no trabalho docente, tomando por base o conceito de gênero e sua contribuição histórica, social e cultural. De modo específico intencionou: a) discutir como o papel familiar e social das mulheres interferiu em sua inserção nas salas de aula e marcou a trajetória do magistério no Brasil; b) abordar como as relações gênero e poder no magistério influenciaram a feminização do trabalho docente; e c) apresentar a trajetória de inserção da mulher na docência e a implicação deste ingresso para a formação das mulheres. Para tanto traçou-se historicamente os principais acontecimentos que influenciaram para o magistério e posteriormente o curso de Pedagogia tornar-se um espaço predominantemente feminino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. A discussão das ideias encontrou fundamento em autores como: Almeida (1998), Freitas (2003), Louro (2011), Rabelo (1007), D’incao (2011) entre outros. Em linhas gerais, pode-se constatar que o magistério foi o meio pelo o qual a mulher pode estudar e se profissionalizar.
Descrição: SILVA, Dêis Maria Lima Cunha. Feminização do magistério: faces da formação de professores. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21764
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