Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21767
Título: A Indisciplina escolar na visão dos professores da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental João XXIII
Autor(es): Torres, Dulce Cleide dos Santos
Palavras-chave: Indisciplina escolar
Relação professor-aluno
Autodisciplina
Data do documento: 30-Ago-2019
Resumo: O presente trabalho traz aspectos relevantes sobre a indisciplina no âmbito escolar. Devido a sua importância, este trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre as principais questões ligadas a este tema, e as mutações pelo qual a indisciplina passou nos últimos tempos. A base desta reflexão está na definição de suas causas, algumas formas de intervenção dos professores frente a esse problema, o papel do aluno na busca da autodisciplina, bem como, a relação entre indisciplina e a legislação educacional brasileira. Através do estudo de caso feito na escola João XXIII, foi possível perceber os fatores geradores da indisciplina nesta escola, bem como, sugerir melhorias para se conseguir um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz. As ferramentas de coleta de dados utilizadas foram a realização de entrevistas e a aplicação de questionários com os funcionários da escola. Conclui-se que a escola em estudo necessita construir políticas internas para trabalhar de maneira preventiva contra a indisciplina, além disso, investir em uma formação direcionada para a reflexão do professor sobre a sua prática e para a discussão de problemas vivenciados no dia-a-dia das escolas, como também, que busque coletivamente ações que viabilizem a diminuição dos níveis de indisciplina escolar.
Descrição: TORRES, Dulce Cleide dos Santos. A Indisciplina escolar na visão dos professores da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental João XXIII. 2019. 22 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21767
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dulce Cleide dos Santos Torres.pdfPDF - Dulce Cleide dos Santos Torres904.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.