Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21768
Título: A educação sexual no contexto escolar: limites e desafios
Autor(es): Paredes, Marcus Aurélio Cavalcanti
Palavras-chave: Educação sexual
Cotidiano escolar
Adolescente
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: Durante muito tempo, a sexualidade foi vista como algo feio, especificamente relacionado ao pecado capital, não sendo, com isso, discutida nem na família nem na escola, o que resultou em vários problemas sociais, a exemplo da gravidez na adolescência, dentre outros. Apesar de ser um assunto bastante discutido nos meios sociais, a sexualidade ainda é ignorada nos bancos escolares, resumindo-se, muitas vezes, a aulas de ciências, mesmo assim, tratada em sua superficialidade, ou seja, aulas de anatomia ou discussões que abordam os perigos da sexualidade. Diante disso, desenvolvemos o presente estudo, de caráter bibliográfico, cujo objetivo é discutir a importância da Educação sexual no cotidiano escolar. Não simplesmente numa visão reducionista do termo, como sendo uma mudança porque passa o corpo humano em uma determinada idade cronológica, mas, sobretudo, as relações com os outros e na autonomia da busca do conhecimento do sexo. Para isso, tivemos como base teórica os estudos de Ávila (1996), Fagundes (2005), Furlani (2009), Nunes (2006), Oliveira e Dias (1998), Vasconcelos (1971) dentre outros. …
Descrição: PAREDES, Marcus Aurélio Cavalcanti. A educação sexual no contexto escolar: limites e desafios. 2019. 28 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21768
Aparece nas coleções:EAD - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcus Aurélio Cavalcanti Paredes.pdfPDF - Marcus Aurélio Cavalcanti Paredes452.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.