Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21772
Título: O clube de mães católicas alagoanovense: família educação e sociedade (1962 - 1964)
Autor(es): Borges, Fernanda Cristina de Oliveira
Palavras-chave: Clube de mães
Civilidade
Organização familiar
Igreja católica
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: O presente artigo, tem como objetivo trazer a sociedade a discussão acerca do Clube de Mães, existente na cidade de Alagoa Nova, no brejo Paraibano, entre os anos de 1960 à 1964. Para tanto observa-se como estas mães se organizaram ao longo destes anos em seu âmbito privado e público, sendo este o resultado das reuniões que eram a elas disponibilizadas através do Clube de Mães. A instituição da Igreja Católica prezou e preza pela boa organização da família, com isso, tendo acesso as Atas de reuniões destas mulheres, observaremos como elas gerem seu lar pautadas na civilidade e educação que a elas foi ensinada pelo líder Monsenhor José Borges, ao qual era o pároco da cidade e organizador do Clube de Mães. Neste viés o trabalho é resultado de um estudo crítico sobre as Atas disponibilizadas pela Igreja Católica de Alagoa Nova – PB e digitalizadas pelo Núcleo de Pesquisa em História Local (NUPEHL – UEPB).
Descrição: BORGES, F. C. de O. O clube de mães católicas alagoanovense: família educação e sociedade (1962 - 1964). 2019. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21772
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FERNANDA CRISTINA DE OLIVEIRA BORGES.pdf850.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.