Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21786
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinheiro, Roseane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-12T17:36:50Z | - |
dc.date.available | 2020-03-12T17:36:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 401 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21786 | - |
dc.description | PINHEIRO, R. S. "A leitura engrandece a alma": perspectivas e práticas de leitura do ensino fundamental II. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como intuito discutir sobre a relevância da leitura no espaço do ensino fundamental II, considerando o ato de ler como uma das atividades essenciais para o desenvolvimento social dos sujeitos, e percebendo nesse segmento educacional uma continuação da formação leitora dos educandos. Sabendo que o processo de aquisição da leitura se dá mediante um diálogo efetivo entre leitor e texto, é possível perceber que a escola se configura como um lugar imprescindível para o estabelecimento desse encontro, tendo na figura do professor um mediador capaz de alargar visões de mundo na medida em que se responsabiliza por despertar no aluno, o contato com o letramento. Nesse sentido, a prática pedagógica é aqui abordada como uma ação formativa, desde que respeite as visões de mundo trazidas pelos alunos para a partir desse momento fomentar a leitura. É um estudo que se configura como uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, apoiada nos fundamentos teóricos de Kleiman (2008) que consideram a leitura como um ato dinâmico e interacional, e Freire (1996) para quem o ato de ler se configura para além da decodificação e traz um sentido mais amplo para o desenvolvimento da leitura no contexto social, entre outros aportes teóricos que consideram importante esta temática. O estudo aponta que a leitura deve ser desenvolvida de modo que o leitor se torne autônomo e interativo, relacionando os textos às vivências humanas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eianny Cecília de Abrantes Pontes e Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | "A leitura engrandece a alma": perspectivas e práticas de leitura do ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Roseane da Silva Pinheiro.pdf | 547.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.