Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21794
Título: A maternidade no enfrentamento da ditadura: reflexões acerca das várias formas de resistência adotadas
Autor(es): Oliveira, Maria Aniele Silva de
Palavras-chave: Mulheres
Maternidade
Regime civil-militar
Data do documento: 22-Nov-2019
Resumo: No presente artigo, iremos analisar as formas de resistências durante a ditadura civil-militar no Brasil, em 1964. O objetivo central consiste em estudar o quanto as mulheres se destacaram em todos os âmbitos, focando principalmente no aspecto da maternidade e como foi importante para que as presas politicas pudessem ter forças para sobreviver diante de toda a repressão do período. A possibilidade de gerar uma nova vida, foi fundamental para elas, se tornava numa esperança de sair daquela obscuridade, dissolver aquele governo e construir uma sociedade mais justa, uma renovação do mundo. Por meio de depoimentos de algumas mulheres que sofreram torturas, iremos relatar as particularidades delas e evidenciar formas de tratamentos que o regime dispensava para com seus opositores (as). Nossas análises se baseiam no documentário Que bom te ver viva (1989) e de autores como OLIVEIRA (2011), RAGO (2009) E NAPOLITANO (2014), sobre o qual iremos construir a discussão.
Descrição: OLIVEIRA, M. A. S. de. A maternidade no enfrentamento da ditadura: reflexões acerca das várias formas de resistência adotadas. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21794
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aniele Silva de Oliveira.pdfPDF - Maria Aniele Silva de Oliveira698.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.