Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21795
Título: Educação de Jovens e Adultos (EJA): análise do ensino de geografia na Escola Presidente José Sarney, localizada no município de Cacimba de Dentro/PB
Autor(es): Borges, Érica da Silva
Palavras-chave: Geografia
Ensino-aprendizagem
Educação de Jovens e Adultos
Data do documento: 21-Nov-2019
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo realizar uma análise da realidade atual do ensino- aprendizagem em geografia, da educação de jovens e adultos (EJA), na Escola Municipal Presidente José Sarney na cidade de Cacimba de Dentro/PB, tendo como foco as turmas do ensino fundamental II, onde se inclui os ciclos III (sexto ano e sétimo ano) e o IV (oitavo ano e nono ano). Nesse sentido, primordialmente fora necessário um levantamento bibliográfico, no qual se aponta autores como: Cavalcanti (2017), Kaercher (2009), Oliveira (2001), Sacramento (2015), Straforini (2018), Silva (2014), Brabant (2010), e dentre outros citados. E, para a efetuação da pesquisa de campo na escola foi realizada as observações das aulas de geografia, visando, acompanhar o desempenho docente e o modo como os discentes se adaptam a essas aulas. No qual, posteriormente houve a aplicação de questionários para professores e alunos. Logo, com os resultados vigentes das análises, se presenciou um ensino de geografia precário nas turmas de EJA, onde é evidente que os discentes não compreendem o verdadeiro sentido dessa disciplina e, nem sequer para que serve. Nesta perspectiva, também se constata a EJA como sendo ainda uma modalidade desvalorizada, no qual as visões sobre o EJA nesta instituição estão voltadas para o público regular, excluindo assim, tanto os discentes como os docentes que fazem parte dessa modalidade. Por outro lado, é notável que os docentes da EJA conseguem desenvolver suas aulas, todavia, a predominância de aulas tradicionais é visível. Nesse âmbito, salienta-se que não há auxilio do coordenador responsável para efetuação dos planejamentos, e não existe reuniões constantes com o corpo docente dessa instituição. Enfim, o ensino aplicado na modalidade EJA, está precisando de mais atenção, tendo em vista, buscar estimular os professores a desenvolverem aulas, mas interativas e, de certa forma, possa desencadear o interesse do alunado, principalmente por serem desmotivados.
Descrição: BORGES, E. da S. Educação de Jovens e Adultos (EJA): análise do ensino de geografia na Escola Presidente José Sarney, localizada no município de Cacimba de Dentro/PB. 2019. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21795
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érica da Silva Borges.pdfPDF - Érica da Silva Borges1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.