Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21797
Título: A representação do escravo no poema de Castro Alves
Autor(es): Cavalante, Ana Carolina da Silva
Palavras-chave: Função social
Escravos
Castro Alves
Literatura brasileira
Data do documento: 1-Nov-2019
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de analisar o poema “A canção do africano” (ALVES, 1863), incluído no livro póstumo “Os escravos”, de Castro Alves”, publicado em 1883, após 12 anos de sua morte. O trabalho está pautado em estudos feito por Bosi (1972), Nabuco (2010) e Silva (2001). A obra “Os Escravos” reúne suas composições antiescravagistas e seus famosos poemas abolicionistas. Busca-se identificar quais funções sociais exercia o escravo, a partir da ótica do autor Castro Alves, importante poeta da Literatura Brasileira. O contexto de produção do autor, durante a segunda metade do século XIX, e a História Nacional Brasileira foram necessários para descrever como Castro Alves traz a representação do negro no poema. A escravidão deixou marcas profundas e abertas na sociedade brasileira, preconceitos e oposições racistas em relação a índios e negros persistem até os dias de hoje, concebidos pelas classes dominantes, que demonstram falta de sensibilidade para com os problemas da maioria da população.
Descrição: CAVALCANTE, A. C. da S. A representação do escravo no poema de Castro Alves. A representação do escravo no poema de Castro Alves . 2019. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21797
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carolina da Silva Cavalante.pdfPDF - Ana Carolina da Silva Cavalante736.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.