Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21798
Título: Memórias do campo: lutas e resistência dos trabalhadores rurais na plantation açucareira paraibana na segunda metade do século XX
Autor(es): Albuquerque, Antoniêta Gomes de
Palavras-chave: Memória
Reforma agrária
Trabalhadores camponeses
Lutas
Resistências
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a memória dos trabalhadores rurais na Paraíba no século XX, em especial quando se diz respeito às lutas e resistências por melhores condições de vida no campo e pela defesa de uma reforma agrária, tendo em vista que a procura pelas conquistas desses direitos não ocorreram de maneira pacífica, sendo observada a ocorrência de vários testemunhos que deixam explícitos diversos conflitos e o uso de uma força excessiva e violenta por parte dos latifundiários e usineiros contra as famílias camponesas que tanto sonhavam com um pedaço de chão próprio e uma condição de vida melhor. Com o intuito de elaborar esse estudo, foram utilizadas referências bibliográficas de LE GOFF (2012), RANGEL (2006), MOREIRA (1997), dentre outros. Através dessa metodologia de análise das fontes referenciais históricas, pode-se perceber que várias dessas demandas ainda não foram conquistadas, a exemplo da reforma agrária.
Descrição: ALBUQUERQUE, A. G. de. Memórias do campo: lutas e resistência dos trabalhadores rurais na plantation açucareira paraibana na segunda metade do século XX. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21798
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antoniêta Gomes de Albuquerque.pdfPDF - Antoniêta Gomes de Albuquerque381.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.