Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21800
Título: Araçagi e seu crescimento urbano: um olhar para a infraestrutura da malha urbana e o direito à cidade
Autor(es): Andrade, Claudiano dos Santos
Palavras-chave: Planejamento
Loteamentos
Direito à cidade
Expansão urbana
Data do documento: 20-Nov-2019
Resumo: A pesquisa trata sobre a infraestrutura na expansão da área urbana da cidade de Araçagi-PB, bem como aborda o direito do cidadão acerca dos recursos disponíveis que o mesmo deve ter enquanto morador urbano. Boa parte dos atuais problemas urbanos poderiam ser evitados caso houvessem um planejamento urbano ou uma maior observância da legislação existente em nosso país, estado e município. Por falta de conhecimento o cidadão não reivindica o que de fato é seu por direito, o que juntamente com o descaso público, aumenta a falta de infraestrutura no crescimento da cidade. A dificuldade de se conceituar o que vem a ser uma cidade também é abordado no trabalho. Foram feitas visitas em cinco loteamentos, que marcam o crescimento da malha urbana da cidade de Araçagi-PB dentre os quais: três são de iniciativa privada e dois promovidos pelo poder público, a fim de observar a estrutura básica disponível (saneamento básico e distribuição de água e energia) aos seus moradores que em alguns casos já residem, bem como aqueles que estão adquirindo um lote para construção de suas futuras casas. Foi pesquisado através da Lei de Diretrizes Orçamentárias do município estudado, os valores que serão investidos no ano de 2019 na melhoria da infraestrutura da cidade. O trabalho faz uma análise dos aspectos socioeconômicos para uma maior compreensão dos possíveis motivos que justifiquem a procura por esses lotes na cidade. A pesquisa apresentou que existe uma necessidade de recursos básicos de infraestrutura e mostra que medidas devem ser tomadas para ter uma melhor cidade para habitar.
Descrição: ANDRADE, C. dos S. Araçagi e seu crescimento urbano: um olhar para a infraestrutura da malha urbana e o direito à cidade. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21800
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudiano dos Santos Andrade.pdfPDF - Claudiano dos Santos Andrade2.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.