Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21804
Título: Análise arquivística da transparência pública como instrumento de acesso à informação
Autor(es): Silva, Luana Karla Alves
Palavras-chave: Arquivologia
Transparência pública
Acesso à informação
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta conceitos e faz uma análise dos canais de acesso à informação e transparência pública da Prefeitura Municipal de João Pessoa que conduzem a compreensão da democracia, destacando a importância da gestão pública para a melhoria dos processos que envolvem o acesso dos usuários às informações contidas nos arquivos públicos. Disserta que a sociedade pode exercer o controle social sobre os atos de governo com acesso às informações por este produzida e que expõem o Estado informacional e o regime de informação como ferramentas que possibilitam a aplicação e cumprimento do acesso à informação como Lei. A presente pesquisa caracteriza-se em sua metodologia como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. O objetivo geral é apresentar a importância do processo de transparência na visão da Arquivística, especialmente por se tratar de documentos públicos, que devem ser manipulados por profissionais da Arquivologia com a legitimidade de desenvolver o processo da Gestão documental o que dará a política da Transparência Pública ampla credibilidade utilizando as mais importantes técnicas de uso e de acesso dos arquivos públicos pelo usuário, considerando os variados conteúdos informacionais sob a guarda desses profissionais. Dos objetivos específicos vem no quesito de identificar Leis/Normas aplicadas na Arquivologia, chegando a apresentar o Arquivista como condutor e gestor da informação vinculado ao ordenamento jurídico, decorrendo ao crescimento da democratização da informação. Conclui-se que todos esses fatores vêm para desenvolver uma gestão eficiente e, fundamentalmente, aprimorar os sistemas democráticos, de acesso às informações públicas, cingindo de efetividade o que determina a Lei 12.527/11 – Lei de Acesso à Informação (LAI) como importante documento público de proteção as atividades dos arquivistas.
Descrição: SILVA, L. K. A. Análise arquivística da transparência pública como instrumento de acesso à informação. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21804
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Karla Alves Silva.pdfLuana Karla Alves Silva689.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.