Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21810
Título: El Ladrillo: a implementação das políticas neoliberais no Chile (1973-1990)
Autor(es): Brito, Heloísa Micaele
Palavras-chave: Chile
Neoliberalismo
El ladrillo
Políticas neoliberais
Data do documento: 20-Nov-2019
Resumo: A pesquisa tem como pergunta norteadora: como a implementação das políticas neoliberais no Chile representou uma provável inflexão na conjuntura econômica e social do país? A hipótese é que essa inflexão se deu através de reformas políticas socioeconômicas específicas do El Ladrillo (documento base da política econômica do governo militar chileno). O objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar as ações governamentais específicas do Governo Pinochet nos anos de 1973 a 1990. Para que o estudo fosse possível, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o neoliberalismo no Chile (MORAES, 2001; FONTAINE, 1993; FRENCH-DAVIS; STALLINGS, 2001; entre outros), uma análise documental do El Ladrillo e de documentos cedidos pela Biblioteca Nacional do Chile. O trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro expõe o processo de formulação do El Ladrillo e propostas específicas contidas neste documento, reformas definidas pelos Chicago Boys para sanar as dificuldades que o país estava enfrentando. O segundo capítulo, consiste em apresentar, ainda que em linhas gerais, os aspectos teóricos sustentados por Milton Friedman, de modo a tentar estabelecer uma relação entre as ideias do teórico estadunidense e o documento elaborado pelos chilenos. E por último, no terceiro capítulo, discute-se a implementação das reformas durante o governo Pinochet que se alinham às ideias do El Ladrillo e os resultados na atual conjuntura chilena. Ao considerar os acontecimentos históricos apresentados, pode-se entender que o neoliberalismo transformou a conjuntura do Chile em termos econômicos e sociais, principalmente, pelas reformas feitas nesses dois âmbitos que incluiu em maior parte, o limite dado tanto à economia quanto ao social, no que tange ao papel do Estado.
Descrição: BRITO, H. M. El Ladrillo: a implementação das políticas neoliberais no Chile (1973-1990). 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21810
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heloísa Micaele Brito.pdfHeloísa Micaele Brito838.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.