Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21811
Título: Caracterização de nanopartículas de PCL liofilizadas contendo dietilcarbamazina
Autor(es): Lima, Marini Nascimento de
Palavras-chave: Nanopartículas de PCL
Crioprotetor
Tamanho de partícula
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: A Dietilcarbamazina (DEC) é um fármaco utilizado mundialmente para o combate da filáriose linfática. Vários estudos vêm sendo realizados nos últimos anos, relatando outras atividades farmacológicas, com destaque a atividade anti-inflamatória. As nanopartículas são sistemas de liberações de fármacos interessantes, uma vez que possibilitam uma administração segura, com baixos efeitos colaterais e diminuindo a toxicidade dos fármacos. A liofilização é um processo amplamente utilizado para melhorar a estabilidade desses sistemas e os crioprotetores vem sendo usados para diminuir a agregação desses sistemas durante o processo de congelamento. Neste estudo, a liofilização foi utilizada para potencializar a estabilidade das nanopartículas contendo a Dietilcarbamazina. A liofilização foi realizada utilizando-se três tipos de crioprotetores diferentes: manose, sorbitol e trealose, em porcentagens diferentes (2,5%, 5% e 10%). A amostra liofilizada com 5% de trealose apresentou uma estabilidade próxima do controle com: potencial zeta de -1,88 mV; tamanho médio das nanopartículas de 286,6 nm; e PDI de 0,157; menor tempo de reconstituição em meio aquoso; com uma agitação manual. As amostras que colapsavam com frequência eram as que continham uma maior concentração de crioprotetor, exceto a trealose 10%. Sobre a análise de FTIR, a trealose 5% apresentou uma proximidade do controle onde não foi visto surgimento de novos picos. Em relação ao DRX, a amostra trealose 5% apresentou alguns picos significativos de cristalinidade entre 10°-25°, isso caracterizando sua ótima estabilidade como crioprotetor.
Descrição: LIMA, M. N. de. Caracterização de nanopartículas de PCL liofilizadas contendo dietilcarbamazina. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21811
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marini Nascimento de Lima.pdfMarini Nascimento de Lima805.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.