Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21814
Título: Os benefícios da implantação da norma internacional ISO 30300 - nos sistemas de gestão de documentos de arquivo
Autor(es): Santos, Daniela Pereira dos
Palavras-chave: Gestão de documentos em arquivo
Série ISO 30300
Organização pública ou privada
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: Toda organização seja pública ou privada gera documentos, armazenam e assim vão para um “depósito”, em outras palavras, para os profissionais da área arquivística e os que conhecem um pouco sobre gestão documental, essa documentação é armazenada em um arquivo apropriado. Mas para uma boa organização no arquivo é preciso uma aplicação de disciplina e normas para quem gerencia os documentos da organização. O presente artigo tem como objetivo principal, apresentar os benefícios da implantação das normas da International Organization for Standardization (ISO) referentes à gestão de documentos em arquivo, e como objetivos específicos: verificar se a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT aderiu a recente norma da ISO relativa à série 30300 a ISO 30302; bem como se atualizou as primeiras normas de gestão de documentos a ISO 15489 partes 1 e 2 em sua contextualização; identificar os tipos de organizações que podem implantar as normas da ISO referentes a gestão de documentos no arquivo de sua organização; e por último investigar como se dá o processo de certificação ISO 30300 no Brasil.Para tanto, utilizou-se a seguinte metodologia: uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico e documental, e como abordagem uma análise qualitativa. Como resultados, os benefícios da implantação da série ISO 30300 resultam atividades de forma eficaz no processo de busca a informação e documentação, apresentando orientações e métodos importantes para o gerenciamento de sistema de gestão de documentos de uma organização, elevando assim, o nível da instituição para o reconhecimento no mercado nacional e internacional.
Descrição: SANTOS, D. P. dos. Os benefícios da implantação da norma internacional ISO 30300 - nos sistemas de gestão de documentos de arquivo. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21814
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniela Pereira dos Santos.pdfDaniela Pereira dos Santos695.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.