Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21824
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Ruan Igor Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-01T21:40:45Z | - |
dc.date.available | 2020-04-01T21:40:45Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 869.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21824 | - |
dc.description | ARAÚJO, R. S. de. A representação da morte e as pulsões de morte no romance O oitavo selo: quase romance de Heloísa Seixas. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Conforme aponta Sigmund Freud, as pulsões consistiam em um movimento psíquico, pois seriam decorrentes de um quantum de energia que impelia o psiquismo à ação. Sabe-se que uma das temáticas da metapsicologia mais essenciais à obra freudiana é a teoria pulsional, esta que se desenvolveu para abrir caminhos aos estudos, alargando novas compreensões e concepções acerca do princípio pulsional. Então, nosso interesse, neste estudo, é compreender a partir da concepção freudiana de princípio do prazer e princípio da realidade, a modelagem da identidade do personagem do romance O Oitavo Selo: quase romance, e suas implicações no enredo. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo discutir e analisar a representação ficcional da narrativa que se configura na contradição entre vida e morte. Em outras palavras, seria verificar se o enredo possui elementos estruturais que apontem para uma visão cíclica ou fragmentada, observando se o conflito dramático em cada capítulo do romance realmente é instaurado pela imagem da ameaça de morte e como as demais ações se deslocam em função desta imagem. Assim, partindo da ideia norteadora de pulsão de vida e de morte, nos interessa saber se existe nesta relação outras possibilidades de abordagem psicanalítica do texto. Apresentamos na primeira parte do trabalho as primeiras noções de Freud sobre a teoria das pulsões. Na segunda, fundamentamos este processo com algumas considerações sobre Literatura e Psicanálise, como parte relevante a ser estudado. E por fim, estabelecemos uma abordagem psicanalítica de análise do romance, imerso na teoria do princípio do prazer, trabalhando com as pulsões de vida e de morte no corpo do texto literário, de modo a perceber que o aparecer destas tem importância na construção estrutural da narrativa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, analítica-interpretativa, tendo como teóricos principais: Freud (1920), Ferreira Netto (2017), Eagleton (2003), Chaves (2017), Birman (2018), Azevedo, Mello Neto (2015). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Helber Tavares de Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Freud | pt_BR |
dc.subject | Pulsões | pt_BR |
dc.subject | Vida | pt_BR |
dc.subject | Morte | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.title | A representação da morte e as pulsões de morte no romance O oitavo selo: quase romance de Heloísa Seixas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ruan Igor Silva de Araújo.pdf | 438.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.