Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21828
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Trigueiro, Hyoucoama Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-01T21:45:46Z | - |
dc.date.available | 2020-04-01T21:45:46Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21828 | - |
dc.description | TRIGUEIRO, H. R. O gênero textual charge no processo de formação do leitor crítico. . 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino da Língua Portuguesa, no decorrer dos anos, principalmente no que diz respeito à leitura e compreensão de textos, tem requerido diversas modificações. A leitura deixou de ser apenas um exercício de decodificação e metalinguagem da língua e, a partir de inferências, passou a exigir a reflexão, propondo o desenvolvimento crítico e ampliando o conhecimento de mundo do leitor. Nessa concepção, os gêneros textuais têm contribuído para o alcance desse objetivo, pois, a partir da inserção dos vários gêneros em sala de aula, o aluno passou a compreender melhor a função do texto, percebendo e reconhecendo o gênero que se adéqua melhor a cada situação de comunicação, além de promover uma leitura reflexiva. Para a realização deste trabalho, consideramos o gênero textual charge como fundamental neste processo de formação de leitura crítica, visto que, o referido gênero chama atenção do leitor por conter geralmente linguagem verbal e não verbal e apresentar situações atuais que provocam a reflexão e até mesmo a investigação por parte do aluno, para formar sua própria opinião, colaborando para o desenvolvimento da leitura crítico-reflexiva. A pesquisa é de caráter bibliográfico e está fundamentada nos estudos dos seguintes teóricos: Marcuschi (1999 e 2008), Bakhtin (2003), Clark (1977), assim como nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2001). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Marta Lúcia Nunes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Gênero Textual | pt_BR |
dc.subject | Charge | pt_BR |
dc.title | O gênero textual charge no processo de formação do leitor crítico | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Hyoucoama Rodrigues Trigueiro.pdf | 681.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.