Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2183
Título: Jogos e brincadeiras na educação infantil: promovendo a socialização de crianças
Autor(es): Fiusa, Maria Izabel Oliveira
Palavras-chave: Lúdico
Jogos
Educação Infantil
Prática Docente
Data do documento: 4-Nov-2013
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa ação que tem como objetivo analisar a função dos jogos e brincadeiras como atividades de socialização, cooperação e autonomia na educação infantil. O mesmo foi realizado com um grupo de dezenove crianças de cinco anos (infantil V) de uma escola de educação infantil da rede privada na cidade de Campina Grande, Paraíba, durante o período de quatro semanas, em dias alternados, no segundo horário das aulas do turno da tarde. Este estudo teve como base teórica autores como Piaget (1977), Wallon (2007), Vygotsky (1991), Palacios (2004), González(2004), entre outros. Os resultados mostram que o jogo e as brincadeiras na educação infantil são relevantes no desenvolvimento da criança pequena, principalmente na construção das relações sociais, e, portanto, na interação da criança com o meio que a rodeia. Muitas ações das crianças se voltam para brincadeiras e jogos que estão presentes na vida delas, proporcionando assim, experiências que favorecem o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Logo, toda criança tem necessidade e direito de brincar, explorar e reproduzir o meio em que vive de maneira prazerosa e significativa. Assim como é válido ressaltar que a brincadeira ou jogo acontece onde quer que a criança se encontre, independente do lugar, pois, ela só precisa de um pequeno estímulo para que sua imaginação a leve para um mundo cheio de criatividade e movimento, manifestando o seu interior.
Descrição: Fiusa, M. I. O. Jogos e brincadeiras na educação infantil: promovendo a socialização de crianças. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2183
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Izabel Oliveira Fiusa.pdfMaria Izabel Oliveira Fiusa931.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.