Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21834
Título: Visão computacional para detecção de quedas em pessoas idosas
Autor(es): Oliveira, David Danilo Alves de
Palavras-chave: Visão computacional
Detecção de quedas
Inteligência artificial
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: Nos tempos atuais, pesquisas indicam que idosos com 65 anos ou mais têm tendências maiores a sofrerem quedas e se lesionarem em decorrência delas, o que pode causar desde problemas psicológicos, como medo em realizar atividades diárias, e até levar a morte. Com a intenção de evitar maiores problemas resultantes da falta de atendimento em tempo hábil e melhorar a segurança dos mais velhos em suas casas, é proposto neste trabalho um algoritmo de detecção de quedas, implementado na linguagem Python e que utiliza métodos de visão computacional com base na biblioteca OpenCV, para enviar alertas por email que devem informar um cuidador ou familiar sobre o evento ocorrido. Os resultados mostram que 80% dos testes realizados foram bem-sucedidos e 20% apresentaram falso-positivos em um teste específico. O alerta de quedas teve sucesso em todos os testes, realizando um envio em uma média de 6 segundos logo após a detecção da queda.
Descrição: OLIVEIRA, D. D. A. Visão computacional para detecção de quedas em pessoas idosas. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21834
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - David Danilo Alves de Oliveira.pdfPDF - David Danilo Alves de Oliveira2.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.