Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21839
Título: Uma ontologia para classificação de áreas vulneráveis ao surto de dengue considerando fatores de risco
Autor(es): Sousa, Cláudia Araujo de
Palavras-chave: Dengue
Saúde pública
Fatores de risco
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: A dengue é uma das doenças virais que mais predomina nos seres humanos, e que continuamente infecta milhões de pessoas nas regiões tropicais e subtropicais anualmente. Os países que se apresentam situados nessas regiões são mais vulneráveis a fatores como alterações climáticas, crescimento da população humana, dentre outros. E tais fatores contribuem para o crescimento e desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue. Este trabalho investigou quais os fatores influenciam no desenvolvimento do mosquito e analisou a correlação entre essas variáveis que potencializam o risco do surto, através de uma revisão sistemática da literatura, além de desenvolver uma ontologia notada semanticamente de informações sobre os fatores relacionados ao surto da dengue. Como resultado, esta pesquisa apresenta uma ontologia para classificação de risco de surto de dengue em áreas vulneráveis, considerando fatores climáticos, demográficos e socioeconômicos, como também os níveis de correlação e o alerta. Para desenvolvimento da ontologia utilizou-se a ferramenta Protegé, obedecendo a metodologia proposta no guia 101. A ontologia foi validada por meio do motor de inferência Hermit e por consultas em SPARQL, utilizando como cenário hipotético as instâncias inseridas na ontologia. Por fim, verificou-se que a ontologia se comportou de forma correta quanto ao seu domínio, considerando os resultados da revisão sistemática para a enumeração dos seus termos. Desta forma, foi possível concluir que alguns fatores são predominantes para a ocorrência da dengue em determinada área, logo, identificá-los pode auxiliar gestores na tomada de decisão sobre o problema da dengue.
Descrição: SOUSA, C. A. Uma ontologia para classificação de áreas vulneráveis ao surto de dengue considerando fatores de risco. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21839
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudia Araújo de Sousa.pdfPDF - Claudia Araujo de Sousa1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.