Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21845
Título: Sistema para detecção do pestanejar utilizando visão computacional para prevenção da síndrome visual do computador
Autor(es): Oliveira, Kaique Rijkaard de Sousa
Palavras-chave: Visão computacional
Detecção facial
Processamento de imagem
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: Os dispositivos digitais, tais como computadores, notebooks, smartphones e tablets, são frequentemente utilizados pelas pessoas para entretenimento, comunicação e trabalho. O uso excessivo destes dispositivos diminui a quantidade de piscadas do olho do usuário, diminuindo a lubrificação ou filtro lacrimal, causando a desidratação e contribuindo para a síndrome visual do computador. Os sintomas são fadiga visual, irritação ocular, secura ocular, dor nos olhos, dificuldade em focar, entre outros. Esta pesquisa aplica visão computacional com o objetivo de desenvolver uma aplicação com as técnicas de detecção facial para localizar a região dos olhos e a partir desta região identificar em tempo real o pestanejar do usuário. A aplicação monitora o pestanejar do usuário e cronometra o tempo que ele passa sem piscar, notificando-o no prazo estabelecido. Para validar a aplicação foram efetuados testes de modo a verificar a precisão do algoritmo, bem como os experimentos para analisar a intervenção da aplicação em alertar os voluntários de pestanejar. Os experimentos consistiram na leitura de uma notícia e em assistir um vídeo, ao mesmo tempo que a aplicação monitorava e lembrava o pestanejar dos voluntários. Os resultados obtidos foram um percentual de 92,13% de precisão da aplicação com base nos experimentos realizados.
Descrição: OLIVEIRA, K. R. S. Sistema para detecção do pestanejar utilizando visão computacional para prevenção da síndrome visual do computador. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21845
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kaique Rijkaard de Sousa Oliveira.pdfPDF - Kaique Rijkaard de Sousa Oliveira2.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.