Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21846
Título: Mapeamento dos casos da doença dengue no Estado da Paraíba: identificação das áreas de risco
Autor(es): Santos, Keila Lucas dos
Palavras-chave: Dengue
Ciência de dados
Linguagem R
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: A doença dengue tornou-se, nas últimas décadas, uma das maiores preocupações no contexto da saúde pública. Surtos recorrentes, com diversos fatores de agravo despertam estado de alerta em várias regiões do Brasil, nas quais milhares de pessoas são afetadas pela doença. Este trabalho teve como objetivo realizar o mapeamento dos casos de dengue no Estado da Paraíba, no período de 2014 a 2018 por meio da análise exploratória de dados referentes às internações hospitalares com diagnóstico de dengue, a fim de identificar os municípios mais vulneráveis e verificar os número de internações em relação a densidade demográfica, volume de chuvas e aos focos do mosquito Aedes aegypti. A análise dos dados das Autorizações de Internações Hospitalares (AIH) foi realizada utilizando os pacotes read.dbc, stringr e lubridate da linguagem R, assim como funções estatísticas de frequência, soma, máximo e mínimo para distribuição dos dados, e o software de processamento geográfico QGIS 3.4 para o desenvolvimento de mapas graduados. Como resultado, verificou-se que os municípios de Campina Grande, Araruna, Uiraúna e João Pessoa foram os mais afetados pela dengue no período de 2014 a 2018, destacando-se que a maior incidência de casos na Paraíba tende a ocorrer no período entre os meses de março e junho. Além disso, foi possível observar no contexto paraibano que a densidade demográfica não apresenta relação significativa com os valores de internações observados.
Descrição: SANTOS, K. L. Mapeamento dos casos da doença dengue no Estado da Paraíba: identificação das áreas de risco. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21846
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Keila Lucas dos Santos.pdfPDF - Keila Lucas dos Santos1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.