Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21850
Título: Aplicação para detecção e reconhecimento de expressões faciais com redes neurais convolucionais
Autor(es): Farias, Ricardo de Sousa
Palavras-chave: Redes neurais convolucionais
Visão computacional
Detecção de face
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: As técnicas de visão computacional são capazes de extrair das imagens parâmetros que são utilizados para caracterizar as emoções de uma pessoa por meio das expressões faciais. Neste aspecto, esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma aplicação capaz de reconhecer as expressões emitidas por usuários utilizando Haar Cascade para detectar face e Rede Neural Convolucional para reconhecer as expressões faciais. Para isso, a imagem da face dos usuários é capturada com auxílio de uma webcam do computador ou vídeo gravado, além do vídeo é possível reconhecer as expressões faciais em imagens. A aplicação consegue reconhecer as expressões, feliz, medo, raiva, triste, nojo, surpresa e neutra. Para treinar a Rede Neural Convolucional foi utilizado a base de imagens Fer2013 e as bases JAFFE, CK+ e FacesDB para realização dos testes. Como também foi realizado um teste de vídeo em tempo real com 12 voluntários.
Descrição: FARIAS, R. S. Aplicação para detecção e reconhecimento de expressões faciais com redes neurais convolucionais. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21850
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo de Sousa Farias.pdfPDF - Ricardo de Sousa Farias2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.