Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21851
Título: Um modelo simplificado para a análise da viabilidade da adoção de software como um serviço
Autor(es): Lima, Sandoval Teodósio de
Palavras-chave: Software como serviço
Computação em nuvem
Modelo de software
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: Em um cenário de globalização, graças à expansão do acesso à banda larga, onde há a popularização dos serviços de Computação em Nuvem. As empresas necessitam aumentar sua produtividade, ao encontrar problemas entre eles: a falta de profissionais especializados, dificuldades em manter servidores dentro das empresas e baixa velocidade dos servidores locais. O modelo de Software como um Serviço, reduz ou até elimina os problemas enfrentados pelas empresas, além de levar às empresas benefícios com baixo custo inicial. Devido aos fatores já elencados surge à necessidade de verificar a viabilidade da adoção de Software como um Serviço, visto que a não adoção pode causar perda de mercado para empresas que adotem estes serviços. Para ajudar a suprir esta necessidade esta pesquisa propõe um modelo simplificado que auxilia a empresa nesta tomada de decisão. O modelo proposto consiste em quatro etapas: Análise de Riscos, Viabilidade Técnica, ROI, e a Decisão. Este modelo foi aplicado em cinco empresas de pequeno porte, em duas cidades no estado da Paraíba, a aplicação de estudo de casos mostrou que este modelo é eficiente no processo de tomada de decisão na análise da adoção de Software como um Serviço ao auxiliar o departamento de TI.
Descrição: LIMA, S. T. Um modelo simplificado para a análise da viabilidade da adoção de software como um serviço. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21851
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandoval Teodósio de Lima.pdfPDF - Sandoval Teodósio de Lima1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.