Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21852
Título: Uso de uma ferramenta de gerenciamento ágil de projetos para auxiliar na aprendizagem de estudantes de Engenharia de Software
Autor(es): Oliveira, Sônia Gomes de
Palavras-chave: Metodologias ágeis
Projetos de software
Engenharia de software
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: Quando se trata de projetos de Software, utilizar-se de ferramentas para o gerenciamento dos projetos pode resultar em muitos benefícios para a execução do mesmo. Uma vez que, na disciplina de laboratório de Engenharia de Software, fica evidente a dificuldade dos estudantes em relação a administração das atividades executadas pela equipe, implicando, geralmente, em atrasos das etapas programadas. Mas, com a adoção de uma ferramenta para o seu gerenciamento, os projetos terão mais robustez e, consequentemente, os alunos terão mais domínio no controle das atividades. Desta forma, este trabalho tem como objetivo identificar os impactos causados pela adoção de uma ferramenta de Gerenciamento Ágil de Projetos em estudantes de engenharia de software, quanto à sua aprendizagem, quando da execução de um projeto, utilizando a metodologia easYProcess. Para isso, foi construído um questionário de assertivas, baseando-se na escala de Likert de cinco pontos, com a finalidade de avaliar as dimensões de satisfação e de aprendizagem dos alunos perante a ferramenta adotada. Nos resultados obtidos observou-se, de um modo geral, uma aceitação da ferramenta por parte dos aprendizes, considerando-se os dezesseis (16) critérios elencados na pesquisa, o que explicita que a ferramenta Bitrix24 conseguiu atender, de maneira proveitosa, as expectativas dos estudantes de Engenharia de Software.
Descrição: OLIVEIRA, S. G. Uso de uma ferramenta de gerenciamento ágil de projetos para auxiliar na aprendizagem de estudantes de Engenharia de Software. 2019. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21852
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sônia Gomes de Oliveira.pdfPDF - Sônia Gomes de Oliveira2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.